2012-10-04

OURI
Ouri pertence a uma família de jogos de tabuleiro designados por Mancala. A família do Mancala é muito antiga e a sua origem é incerta, no entanto, admite-se que tenha sido inventado pelos egípcios. Mais tarde, foi introduzido na Ásia, nas Filipinas e na África Negra. No século XVI, através dos escravos negros chegou à América e às Antilhas. 
Hoje, joga-se o Mancala em quase todas as regiões africanas. O nome varia de país para país e até de tribo para tribo, com algumas variantes, embora as regras, no essencial, sejam as mesmas. Há regiões africanas onde se jogam variantes em tabuleiros com vários buracos e sementes em número proporcional aos buracos. 
Algumas versões são mais complexas do que o xadrez, já que se neste uma peça é movida de cada vez, no Ouri, em todas as suas versões são movidas diversas peças de cada vez, modificando constantemente a configuração do tabuleiro. 

O jogo processa-se sobre um tabuleiro com catorze buracos (doze casas e dois depósitos) e quarenta e oito sementes, como mostra a figura ou num tabuleiro com apenas doze casas. O objectivo do jogo é recolher mais sementes do que o adversário. Todas as sementes têm o mesmo valor e vence o jogador que obtiver 25 (ou mais) sementes. Requer cálculo, reflexão e muita prática, pois é necessário saber escolher com segurança, entre as hipóteses possíveis que se oferecem em cada jogada, bem como, prever os ataques do adversário. 
Para mais informações consulte este sítio, onde poderá consultar as regras e jogar Ouri on-line.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...