2010-11-16

Guia dos principais museus e centros culturais portugueses

Para usufruirmos e estudarmos as artes visuais na sua plenitude, nada melhor que o contacto directo com as obras.
O guia que se segue fornece o roteiro dos principais museus e centros culturais de Portugal ( seria impossível registar, neste espaço a sua totalidade).

Amarante Museu Amadeu de Sousa Cardoso
O museu pretende manter as colecções e o espírito que precederam a sua criação.Porém, a sua vocação é a Arte Moderna e Contemporânea portuguesas, nomeadamente pintura e escultura, tendo como principais referências os pintores António Carneiro ( com os sinais do simbolismo e expressionismo) e Amadeu de Sousa Cardoso, com a sua prática de Modernidade, os ritmos de Paris e com as notícias vanguardistas europeias dos começos do século XX.

Aveiro Museu de Aveiro
Fundado em 1911, o Museu de Aveiro ocupa o edifício do antigo convento de Jesus, conservando intactos alguns espaços da anterior vivência conventual, que integram o circuito de visita do museu. O acervo do museu, com origem nos espólios do Convento de Jeses e de outras casas religiosas da cidade e do país, extintas com a legislação liberal, abrange colecções de pintura, escultura, paramentaria, azulejo, ourivesaria, mobiliário e cerâmica, com particular incidência no período barroco. Possui ainda um fundo documental dos séculos XV ao XIX.

1 comentário: