2012-03-21

21 de março – Dia Mundial da Poesia

Promulgado pela UNESCO, o Dia Mundial da Poesia é comemorado em mais de cem países.
Poesia – palavra herdada do grego “poíesis” (ação de fazer algo) e do latim “poese” + “ia” (criação).


Supremo Enleio



Quanta mulher no teu passado, quanta!
Tanta sombra em redor! Mas que importa?
Se delas veio o sonho que conforta,
A sua vinda foi três vezes santa!

Erva do chão que a mão de Deus levanta,
Folhas murchas de rojo à tua porta…
Quando eu for uma pobre coisa morta,
Quanta mulher ainda! Quanta! Quanta!

Mas eu sou a manhã: apago as estrelas!
Hás-de ver-me, beijar-me em todas elas,
Mesmo na boca da que for mais linda!

E quando a derradeira, enfim, vier,
Nesse corpo vibrante de mulher
Será o meu que hás-de encontrar ainda…

                                                    Florbela Espanca

Sem comentários:

Enviar um comentário