2013-05-08

Dia Mundial da Cruz Vermelha - 8 de maio

O Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é comemorado a 8 de maio, em homenagem a Jean Henry Dunant.
Henry Dunant nasceu a 8 de maio de 1828, em Genebra. Nasceu e foi criado no seio de uma família preocupada com os problemas sociais e com espírito caritativo.
Fez carreira profissional como banqueiro, foi um homem influente de negócios e incansável na obtenção dos seus propósitos. Teve uma atuação particularmente louvável numa das mais sangrentas batalhas do século XIX, a Batalha de Solferino. Quando se deparou com a carnificina desta batalha, prestou auxílio a milhares de soldados que tinham sido largados à mercê do seu destino, sem distinção de nacionalidade ou uniforme.
Publica as memórias desta experiência, em 1862 - Recordação de Solferino – em que apresenta duas ideias:
  • a criação de sociedades voluntárias de socorro para prestarem assistência aos feridos em tempo de guerra.
  • a formulação de um acordo internacional que assegurasse a protecção dos soldados feridos e do pessoal médico no campo de batalha. Este livro teve um enorme sucesso e levou Dunant a viajar pela Europa com o intuito de ganhar o maior número de apoios.
Fundou o Comité Internacional de Socorro aos Militares Feridos em tempo de Guerra, em 1863, com o apoio de quatro cidadãos de Genebra. Como emblema protector adopta uma cruz vermelha em fundo branco (inverso da bandeira da Suíça). Em 1864 são assinados 10 artigos que formam a I Convenção de Genebra, por 12 Estados. É a partir desta convenção que nasce o Direito Internacional Humanitário. Em 1875 o comité passa a ser designado por Comité Internacional da Cruz Vermelha. Em 1901, Dunant é distinguido com o primeiro Prémio Nobel da Paz. O valor total deste prémio foi utilizado, após a sua morte, no pagamento das suas dívidas e de obras filantrópicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário