2020-05-31

Dia Mundial da Criança - 1 de junho

O Dia Mundial da Criança, em Portugal, é celebrado no dia 1 de junho.

Este dia começou a ser celebrado após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, como uma das formas de alertar para as condições árduas em que muitas crianças viviam, sem tempo para brincar, sem frequentarem a escola e a trabalharem durante muitas horas diárias.

Com o objetivo de defender as crianças foi criada então a UNICEF (por diligências da ONU, em 1946) que passou a promover a defesa dos direitos das crianças. Em 1950 a Federação Democrática Internacional das Mulheres apresentou a proposta de um dia dedicado exclusivamente às crianças. Assim, a 1 de junho de 1950 foi comemorado pela primeira vez o Dia Mundial da Criança.

É bom relembrar (para que se possa combater!) que, mesmo nos dias de hoje, há crianças que passam fome, são agredidas física e verbalmente, que são abandonadas, que não recebem carinho, proteção ou amor, e que não têm direito à educação.

Que este dia seja marcado pela implementação de ambientes propícios ao desenvolvimento físico, cognitivo, psicológico, afetivo e social de toda e qualquer criança. 

Para ajudar a que este dia seja de diversão, aqui ficam alguma sugestões de "brincadeiras".






Sem comentários:

Enviar um comentário