2020-11-10

São Martinho

 São Martinho

      

São Martinho – ou Martinho de Tours - nasceu no ano 316 da era de Cristo, na Panónia, província nas fronteiras do Império Romano onde é hoje a Hungria.  Filho de um comandante romano (um Tribuno), foi criado no meio de uma família pagã e incorporado no exército romano quando tinha apenas quinze anos, percorrendo todo o Império Romano do Ocidente.                                                                                

Em adolescente descobriu o interesse pelo Cristianismo e no ano de 338, depois de abandonar a atividade militar foi batizado.      

Foi discípulo de Santo Hilário, na altura Bispo de Poitiers , que o ordenou diácono e presbítero.

Regressou, então à Panónia para converter a sua mãe e os seus conterrâneos.

De volta a Milão, conjuntamente com Santo Hilário, foi expulso e exilado refugiando-se na costa italiana, na ilha de Galinária, vivendo como monge.

No ano de 361, já na Gália de novo, funda perto de Poitiers, na região de Ligugé, aquele que é conhecido como o primeiro mosteiro da França e da Europa, onde acorrem multidões atraídas pelos seus milagres e pelas suas obras. Cria aí as primeiras igrejas rurais e prega incansavelmente, atendendo ricos e pobres.

Em 371 é ordenado Bispo de Tours onde funda, na margem do rio Loire, o Mosteiro de Marmoutier e passa a viver aí em reclusão.

Morreu a 8 de novembro de 397, em Candes, tendo sido enterrado 3 dias depois, a 11 de novembro, em Tours que se tornou um local de grandes peregrinações a partir do séc. v.

Embora Martinho fosse um homem culto, foi com a sua ação prática - caridade, ensino, fundação e construção de igrejas, mosteiros e escolas – que se distinguiu e notabilizou.

Venerado como São Martinho de Tours tornou-se o primeiro “santo não mártir “a receber o culto oficial da Igreja e um dos Santos mais populares.

São Martinho é o padroeiro dos mendigos e de diversas profissões antigas e modernas:

            - Curtidores

            - Alfaiates

            - Peleteiros

           - Soldados

           - Cavaleiros

           - Restauradores (hotéis, pensões e restaurantes)

           - Produtores de vinho.

É na data do seu enterro, 11 de novembro, que todos os anos se comemora o Dia de São Martinho.

Acredita-se que nesta altura o tempo melhora e o sol aparece sempre, sendo este fenómeno conhecido como “Verão de São Martinho" a que o povo associa à Lenda de São Martinho.

 

 

Lenda de São Martinho

Segundo a lenda, num dia muito frio e chuvoso, quando Martinho seguia a cavalo, apareceu-lhe no caminho um mendigo a tremer de frio.

Martinho não hesitou…, cortou metade da sua capa com a espada e aqueceu o mendigo, seguindo a sua viagem desprotegido. Nesse momento, as nuvens negras desapareceram e o sol surgiu com todo o seu esplendor, prolongando-se o bom tempo por três dias seguidos.

Na noite seguinte, Cristo apareceu   agradecido a Martinho, num sonho, usando o manto do mendigo e rodeado de anjos a quem declarou em voz alta: - “ Martinho, ainda catecúmeno, (pessoa que não é batizada ) cobriu-me com esta veste . “

Nesta mesma noite, Martinho decidiu que não seria mais militar e dedicar-se-ia à religião.




 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário