2021-03-19

Semana da Leitura - 2021

 Miguel Torga


Esperança


Tão fiel que te fui a vida inteira,

E deixas-me na hora da verdade!

Eras a minha própria liberdade,

O meu anjo da guarda vigilante.

E quando, confiante,

A namorar o mundo na paisagem

E a ver em cada verso a tua imagem

Sorridente,

Eu porfiava em alcançar a meta

Do longo e penitente

Caminho de poeta

A que fui condenado,

Sinto-me de repente

Abandonado.

Sem a razão

De ter inspiração,

Traído,

Desmentido

E desesperado.

                                                Coimbra, 30 de janeiro de 1986


1 comentário:

  1. Para mim Miguel Torga é um dos melhores escritores portugueses. A sua escrita é maravilhosa. Esperança é um poema maravilhoso. Somos todos esperançosos, pensamos que todas as pessoas são de confiança mas nem sempre são. Pensamos que por sermos de confiança as outras pessoas também são, mas nem sempre é assim. A vida pode ser um mar de rosas mas as rosas têm espinhos.

    ResponderEliminar