2022-11-09

Efemérides

                           Queda do  Muro de Berlim

A queda do Muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989, foi um marco na história mundial. Foi o fim da Cortina de Ferro e o início da queda do comunismo na Europa Oriental e Central.


O Muro de Berlim, construído no dia 13 de agosto de 1961, durante a Guerra Fria, pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental, de regime socialista) dividiu a cidade de Berlim ao meio apartando -se de  Berlim Ocidental (de regime capitalista) separando dezenas de famílias berlinenses.

Era a simbolização da divisão do mundo em dois blocos: - Bloco Capitalista- República Federal Alemã e todos os países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos e o Bloco Socialista - República Democrática Alemã e todos os países socialistas sob o domínio do regime soviético.

O Muro de Berlim tinha 66,5 Km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Era patrulhado por militares da Alemanha Oriental Socialista com ordens de atirar para matar os que tentassem escapar.

Entre 1961 e 1989 mais de 5.000 pessoas tentaram cruzar o muro sendo mias de 3.000 detidas. Cerca de 100 pessoas (segundo os dados conhecidos) morreram tentando atravessar, a última delas em 5 de fevereiro de 1989. Algumas conseguiram cruzá-lo de formas que seriam, à partida, inimagináveis.

Depois de ter sido derrubado neste dia 9 de novembro de 1989, famílias e amigos puderam reunir-se e abraçar-se , de novo, após 28 anos de separação forçada.

Sem comentários:

Enviar um comentário