2024-02-27

Nascimento de Ruy Belo - 27 de fevereiro

Nascimento de Ruy Belo                         

          


Rui Moura Ribeiro Belo (S. João da Ribeira, Rio Maior, 27 de Fevereiro de 1933 - Queluz, Sintra, 8 de Agosto de 1978) foi um dos maiores poetas portugueses da segunda metade do século XX, tendo as suas obras sido reeditadas diversas vezes.

Poeta e ensaísta abarca nas suas obras a crítica irónica da realidade social e a denúncia das problemáticas do ser humano enquanto ser espiritual e religioso, concreto e existencial.

Apesar da brevidade da vida do poeta, a sua obra é considerada um dos maiores marcos da poesia portuguesa contemporânea.

 

Obras poéticas

  • E Tudo Era Possível

Na minha juventude antes de ter saído
da casa de meus pais disposto a viajar
eu conhecia já o rebentar do mar
das páginas dos livros que já tinha lido

Chegava o mês de maio era tudo florido
o rolo das manhãs punha-se a circular
e era só ouvir o sonhador falar
da vida como se ela houvesse acontecido 

E tudo se passava numa outra vida
e havia para as coisas sempre uma saída
Quando foi isso? Eu próprio não o sei dizer

Só sei que tinha o poder duma criança
entre as coisas e mim havia vizinhança
e tudo era possível era só querer


Sem comentários:

Enviar um comentário