Dia Mundial do Braille
O Dia Mundial do Braille celebra-se anualmente a 4 de janeiro
O propósito deste dia é destacar a importância do Braille enquanto meio de comunicação das pessoas cegas ou parcialmente cegas. O Braille é uma representação tátil de símbolos alfabéticos e numéricos usando seis pontos para representar cada letra e número e, até mesmo, símbolos musicais, matemáticos e científicos. Consiste num código de pontos em relevo que são sentidos na ponta dos dedos.
O sistema de leitura Braille foi inventado pelo francês Louis Braille que perdeu a visão aos três anos. Quatro anos depois, ingressou no Instituto de Cegos de Paris. Em 1827, então com dezoito anos, tornou-se professor desse instituto. Ao ouvir falar de um sistema de pontos e buracos inventado por um oficial para ler mensagens durante a noite em lugares onde seria perigoso acender a luz, Braille fez algumas adaptações no sistema de pontos em relevo. Em 1829, publicou o seu método.
Este sistema é essencial para garantir o direito dessas pessoas à educação, à inclusão e à liberdade de expressão, fazendo cumprir a «Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência» (2006).
Este Dia foi proclamado na Resolução 73/161 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 17 de dezembro de 2018.
(Fonte: Organização das Nações Unidas)
<
Sem comentários:
Enviar um comentário