2025-02-03

escritor do mês

                       Jane Austen        


   Jane Austen nasceu em Steventon, Hampshire, em 16 de dezembro de 1775 e faleceu a 18 de julho de 1817 em Winchester, Reino Unido, com 41 anos.

 Na Inglaterra da segunda metade do século XVIII , não teve o mesmo destino de outras meninas daquela época – ao contrário da tradição, recusou o casamento e dedicou-se ao que mais gostava: os livros. 

Atenta à realidade, transporta para o universo literário a sociedade rural em que sempre viveu; retratos feitos com uma ironia e humor até então desconhecidos e que distinguem a sua escrita inovadora.

Com talento, humor e uma escrita simples, os seus romances, são mais do que histórias ligeiras sobre os encantos e desencantos da vida amorosa dos homens e mulheres do seu tempo; são crónicas sociais com personagens reais; sensatas, imprudentes, ridículas, calculistas, frágeis.

 Na produção literária desta autora são considerados dois períodos: de 1796 a 1798, em que escreveu Sense and Sensibility (Sensibilidade e Bom Senso) e Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito), publicados em 1811 e 1813, respetivamente; e a partir de 1811, com a escrita de Mansfield Park (1814), Emma (1816) e Persuasion (Persuasão, 1818).

   

           

Efemérides




 "No dia 30 de janeiro, assinala-se o Dia da Não Violência Escolar e da Paz, uma data que tem como propósito promover valores fundamentais como a empatia, tolerância, o respeito e a convivência pacífica no ambiente escolar.

Instituído em 1964 pelo poeta espanhol Llorenç Vidal, o dia presta homenagem a Mahatma Gandhi, líder do movimento de independência da Índia e defensor da não violência, assassinado nesta data em 1948. Em Portugal, esta celebração oferece uma oportunidade para refletir sobre a criação de ambientes educativos seguros, livres de agressão, onde cada aluno possa aprender e desenvolver-se plenamente.

 A Direção-Geral da Educação aproveita este momento para destacar a importância de transformar as escolas em espaços de harmonia e inclusão, incentivando uma cultura de paz e de não violência, que contribua para o crescimento dos alunos como cidadãos responsáveis, conscientes e promotores de valores como os da justiça e solidariedade."

                Direção Geral da Educação