2022-11-30
2022-11-29
Clube de Leitura - Bibliotecas Escolares de Pinheiro
Clube de Leitura:
- Promover o gosto pela leitura e pelo livro.
- Desenvolver a literacia digital.
2022-11-28
Leio e Gosto
Divulgação de uma leitura do livro Grandes Amigos, de Linda Sarah e Benji Davies
Créditos da leitura: Andreia Martins, canal de youtube "Uma história por dia":
2022-11-24
2022-11-20
2022-11-17
Efemérides
Dia Mundial do Não Fumador
17 de novembro
Não seja inimigo de si próprio. Comemore gloriosamente este dia .
Efemérides
Dia Internacional dos Estudantes
2022-11-16
100 anos Saramago
2022-11-14
Sorteio de São Martinho
Créditos da imagem: Couleur em Pixabay
Número da senha sorteada: 11
O(a) feliz contemplado(a) pode levantar o prémio na Biblioteca Escolar.
2022-11-11
11 de novembro - Dia de São Martinho
Dia de São Martinho
A 11 de novembro celebra-se o dia de S. Martinho, dia em que foi sepultado na basílica de Tours, onde exercera funções de bispo.

Em Portugal há vários provérbios referentes a este dia. Deixo apenas dois:
" Em dia de S. Martinho, deixa a água para o moinho."
" No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho."
( provérbio: Frase que possui o intuito de educar ou de aconselhar, pensamento )
2022-11-09
Efemérides
Queda do Muro de Berlim
A queda do Muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989, foi um marco na história mundial. Foi o fim da Cortina de Ferro e o início da queda do comunismo na Europa Oriental e Central.
O Muro de Berlim, construído no dia 13 de agosto de 1961, durante a Guerra Fria, pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental, de regime socialista) dividiu a cidade de Berlim ao meio apartando -se de Berlim Ocidental (de regime capitalista) separando dezenas de famílias berlinenses.
Era a simbolização da divisão do mundo em dois blocos: - Bloco Capitalista- República Federal Alemã e todos os países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos e o Bloco Socialista - República Democrática Alemã e todos os países socialistas sob o domínio do regime soviético.
O Muro de Berlim tinha 66,5 Km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Era patrulhado por militares da Alemanha Oriental Socialista com ordens de atirar para matar os que tentassem escapar.
Entre 1961 e 1989 mais de 5.000 pessoas tentaram cruzar o muro sendo mias de 3.000 detidas. Cerca de 100 pessoas (segundo os dados conhecidos) morreram tentando atravessar, a última delas em 5 de fevereiro de 1989. Algumas conseguiram cruzá-lo de formas que seriam, à partida, inimagináveis.
Depois de ter sido derrubado neste dia 9 de novembro de 1989, famílias e amigos puderam reunir-se e abraçar-se , de novo, após 28 anos de separação forçada.
Leio e Gosto
Cadernos de Lanzarote
6 de junho
" Uma leitora na Feira:
«Quando li o « Levantado do Chão» disse comigo: este escritor é diferente dos outros.» Acertou em cheio. Não disse «melhor que os outros», disse «diferente», e não imagina a que ponto lhe fiquei grato. Saiba que entre os muitos milhares de palavras que até hoje se escreveram a meu respeito, nunca tinha encontrado essa. Diferente. Tem razão, diferente. E a mais não aspiro."
(Saramago)
2022-11-07
Efemérides
Cecília Meireles
Cecília Benevides de Carvalho Meireles, poetisa, professora e jornalista brasileira, nasceu no Rio de Janeiro a 7 de novembro de 1901.
Quando o modernismo dava os seus primeiros passos, com os livros de poemas Nunca Mais e Poema dos Poemas, em 1923, iniciou a sua carreira literária.
O Diário de Lisboa escreveu, na altura da sua morte, que o desaparecimento de Cecília Meireles "privou a literatura brasileira de uma figura de singular altitude e Portugal de uma amizade séria e profunda".
2022-11-04
2022-11-03
Autor do mês de novembro - José Saramago
José Saramago
A 16 de novembro de 2022 comemora-se o centenário do nascimento de José Saramago, razão pela qual será o nosso Escritor do Mês.
José de Sousa Saramago, nascido na Golegã, era oriundo de uma família de agricultores (José de Sousa e Maria da Piedade) que tinham como alcunha Saramago, o que leva o Conservador a registá-lo assim erroneamente.
Cedo mostrou interesse pela cultura e pelos estudos pelo que por dificuldades financeiras não frequentou os liceus. Formou-se na escola técnica e trabalhou como serralheiro.
Fascinado pelos livros e pela cultura frequentava, à noite, a Biblioteca Municipal Central.
Aos 25 anos, já funcionário público, publica o seu primeiro romance " Terra do Pecado ".
Dezanove anos depois troca a prosa pela poesia e publica " Os Poemas Possíveis " seguindo-se " Alegria " (1970) e " O Ano de 1993 " (1975).
Com a revolução dos militares de 25 de novembro de 1975, Saramago é demitido do Diário de Notícias por " excessos na Revolução dos Cravos " e resolve, então, dedicar-se apenas à literatura, substituindo o jornalista pelo ficcionista. Passam a ser sua missão as crónicas, os contos, o teatro e, mais responsáveis pela sua glória, os romances.
"Levantado do Chão", "Memorial do Convento", "O Ano da Morte de Ricardo Reis", "Jangada de Pedra", "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", entre outros, de " estilo saramaguiano", criticam a sociedade e a Igreja retratando a opulência de uns e as privações de outros visíveis na população.
Entre 1995 e 2005 inicia uma nova fase questionando a sociedade capitalista e o papel da existência humana em "Ensaio Sobre a Cegueira", "Todos os Nomes", entre outros.
Muda-se, então, para Lanzarote, nas Ilhas Canárias onde não se cansa de investir contra as injustiças da era moderna, apoiando e vigiando as mais diversas causa sociais usando a sua "arma", a palavra.
A 29 de junho de 2007 constituiu a Fundação José Saramago para a difusão da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos problemas do Meio Ambiente.
Várias obras foram adaptadas ao cinema, tais como, "O Ensaio sobre a Cegueira" dirigido por Fernando Meirelles, ou "O Homem Duplicado", em 2014, dirigido por Denis Villeneuve e estrelado por Jake Gyllenhaal e "Memorial do Convento " a uma ópera " Blimunda", criada no Scala de Milão, em 1990.
José Saramago faleceu no dia 18 de junho tendo tido Honras de Estado. Foi agraciado com as mais altas condecorações portuguesas e prémios nacionais e internacionais entre eles o "Prémio Camões", em 1995 e o "Nobel da Literatura" em 1998.